domingo, 8 de junho de 2008

A Importância das Histórias


É muito importante para a formação de qualquer criança, ouvir muitas histórias. É, através destas, que poderão, no futuro, tornar-se bons leitores.
Ser um bom leitor vai levar a criança a um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo que a cerca e, também , do mundo Imaginário, através dos Contos de Fadas, das Fábulas e Mitos.
A criança, geralmente, tem seu primeiro contato com o livro e as histórias, através da mãe ou da avó, que, oralmente, lhes contam uma história que pode ser inventada na hora, pode ser um conto popular, uma lenda, uma fábula ou um conto de fada.
Através das Histórias, principalmente, dos Contos de Fadas, é que a criança começa a elaborar o Imaginário e a Fantasia e, inicia-se assim, a descoberta de emoções e situações importantes que estão contidas nos Contos e vão servir para que saibam lidar e resolver problemas como: raiva de irmãos; medo da morte; insegurança; relação familiar; ciúme; crises de identidade; sexualidade, além de conhecerem a Madrasta, a Bruxa, o Ogro, personagens muito fortes, mas fundamentais na vida de uma criança.
Além dos personagens, as crianças vão descobrir nas histórias outros mundos, outras formas de agir, outra ética, além da descoberta de que os Contos de Fadas são atemporais e acontecem sempre num lugar imaginário, daí sua magia e fantasia.

Voltar ao TOPO

Um comentário:

Claudia Pimenta disse...

ler, ler, ler sempre! nada melhor que um bom livro e uma boa história! e aprendi com você! bjs!

Dê uma comidinha ao panda