quinta-feira, 12 de junho de 2008

Fantoches


Os Fantoches são uma forma divertida de fazer crianças, adolescentes e idosos descobrirem a possibilidade de confeccionar e manipular bonecos, feitos de vários materiais, como: jornal, tecido, garrafas, colheres de pau, copos de iogurte, etc, e, com eles, montar histórias que podem virar peças.
Com os idosos a resposta é excelente, pois voltam ao passado e ficam livres para criar personagens fantásticos de sua imaginação e com eles montam cenas com belas histórias.
O Fantoche é uma forma de brincar, ou seja, através de sua confecção e manipulação os participantes de uma oficina vão poder mostrar toda a sua criatividade.
Existem várias técnicas para a confeção dos fantoches, entre elas, as marionetes.
Um dos fantoches mais criativos, principalmente com crianças e idosos, é o que é feito com jornais e depois vestido com o material que mais agrada a quem o criou, como: papel crepom, malha, tecidos, etc. Este é o meu preferido com os idosos que trabalho. Eles gostam muito.
O livro que recomendo é muito interessante, pois apresenta variadas técnicas e fotos que nos ajudam a melhorar o trabalho.

“Fantoche e Cia.”- de Idalina Ladeira e Sarah Caldas - ed. Scipione (não sei se mudou a editora)

Voltar ao TOPO

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei do seu blog.
Você não acha que eu também fico contando histórias no meu blog?
Maria Lina

Anônimo disse...

Marisa, adorei seu blog, maravilhoso poder ler coisa tão interessantes. Já consegui o livro dos fantoches em um sebo lá no Rio. É mto bom mesmo, obrigada pela dica. Bjks p vc , pena q eu não tenha ainda um blog, mas vou ter!!!Beijinho

Dê uma comidinha ao panda