quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Paraty, meu lugar favorito!


Paraty, no Rio de Janeiro, é uma cidade colonial inteiramente preservada em frente ao mar e ao sopé das montanhas.


Sua história:
No século XVIII, funcionou como um importante entreposto comercial, foi o porto onde o ouro de Minas Gerais era embarcado para o Rio de Janeiro e se tornou o maior produtor de aguardente do território fluminense – uma aguardente tão boa que “parati” virou sinônimo de cachaça.
No século XIX, foi passagem obrigatória do café, produzido no vale do Paraíba, rumo ao Rio de Janeiro e se tornou uma cidade bastante próspera.
Mas, com a ligação ferroviária entre esses dois pontos, em 1877, Paraty entrou em estagnação e relativo isolamento até a abertura da rodovia Rio-Santos, em 1976, que a despertou para o turismo de massa.
Hoje, a cidade recebe viajantes de todo o mundo. É Monumento Nacional desde 1966 e candidata a Patrimônio da Humanidade.
As Pousadas de Paraty esbanjam charme e boa acolhida.
Os pontos turísticos mais visitados são:
Forte Defensor Perpétuo
Fica situado no Morro do Forte. Foi construído em 1703, para defender a cidade contra possíveis invasores. Recebeu o nome de Defensor Perpétuo quando de sua reforma em homenagem a D. Pedro I.
Hoje, o que encontramos no forte é o Centro de Artes e Tradições Populares de Paraty. Mas vale a pena visitá-lo, pois tem um vista maravilhosa.
Igreja de Santa Rita
Construída em 1722 pelos pardos libertos, a arquitetura jesuítica, apresenta nos elementos internos as características do Barroco Rococó, notadamente no altar-mor. Nela funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty. Está situada perto do cais no largo do mesmo nome, ao lado da cadeia , onde hoje funciona a Biblioteca Fábio Villaboim.
Igreja da Matriz
A primeira edificação de 1645 foi demolida e em seu lugar foi iniciada outra maior, concluída em 1712 que, por sua vez, deu lugar à construção atual, iniciada em 1787 e concluída em 1873. além dessas, há muitas outras igrejas , como:Igreja Nossa Sra.do Rosário, Igreja Nossa Sra da Conceição, e Igreja Nossa Sra da Dores, todas no centro histórico.
Casa da Cultura

Prédio usado até o final do século XIX como escola pública. Atualmente abriga a Casa de Cultura, onde são realizadas exposições e eventos.
Além de todos esses pontos turísticos, vale ir até a Praia da Jabaquara que fica bem perto do Forte. É um lugar muito bonito .
No Centro Histórico, com suas ruas de pedra, podemos encontrar um comércio bem interessante com objetos de artesanato de Minas e também feitos pelos índios da região. Há muitas lojas de decoração com móveis de madeira e reciclados. Além de lojas de lembranças de palha e pedra sabão.
Os bares e restaurantes também são especiais, com comidas da melhor qualidade, como o restaurante Paraty, o Caramujo, o bar 33 , o bar Paraty com música ao vivo e muitos outros lugares para diversão.
Também se pode curtir um passeio maravilhoso, principalmente se o sol aparecer, nas escunas que são alugadas no cais. Elas percorrem ilhas paradisíacas com um mar de um azul deslumbrante, além de podermos tirar fotos junto aos cardumes. Um passeio imperdível.
Há também passeios para Trindade, que tem praias perigosas, porém lindas, com suas pedras enormes e mar batido.
O Caminho do ouro também é um passeio excelente, pode-se ir de Van e passar o dia todo nas praias ou fazer outras escolhas. Compra-se no Paraty Tour. Os guias vão junto.
Vale conferir!!!!

3 comentários:

Alone disse...

Fiquei com vontade de ir visitar, me parece ser magnifico !

Obrigado pelas lindas palavras, Marisa, nem sei como responder nem o que falar, tenho 25 anos, não estou tão novinho assim ... rs
Minha amiga obrigado por existir, saiba que sua alegria me contagia! ♥

Nina disse...

oi querida Marisa.

gente,que viagem bonita essa. e que praias. acho tao bacana essas cidades antigas do rio de janeiro. praias, belos prédios, história pura. nao conheco, mas minha irma ama paraty. diz que é uma cidade toda bonitinha. e esse mar??? aaahh maravilha.

estava com saudade. como andam as coisas? espero que tudo tranquilo.

bjsssss

DOIDINHA DA SILVA disse...

To louca para ir a Paraty em Outubro, moro em Vitoria e queria indicações de como gastar pouco e me divertir muito...

Ah, passa no meu Blog que tem uma Brincadeira para voce fazer...

Beijocas

Dê uma comidinha ao panda