terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O livro da minha vida - blogagem coletiva

Para mim é muito difícil escolher o livro da minha vida, pois como sempre li demais, obviamente tenho muitos que são super especiais. Pensei muito e acho que este livro que escolhi foi muito especial porque ganhei aos 16 anos de meu namorado (era o livro das misses!!!). Mas o meu foi especial na dedicatória, onde ele escreveu: "Para que você seja para sempre responsável pelo que cativou!" Imaginem ler isso aos 16 anos! Só que aos 19 tinha acabado, infelizmente.

Acho que é um livro que deve ser lido sempre. Cada vez que o releio, (pois ainda o guardo com carinho) consigo perceber como Saint-Exupéry foi feliz em escrever algo tão lindo e poético, pois acho o livro pura poesia.

Abaixo o texto da orelha do meu livro de 1957:
"Não é sem apreensão que os amigos do Petit Prince o veem, caído em terras do Brasil, correr aqui sua aventura. O homem de estado, o homem de negócios, o geógrafo e até mesmo o guarda-chaves (sem suspeitar que são entrevistados no livro) afastarão o volume com desdém: - livro para crianças! Sem dúvida as crianças o acolherão de braços abertos, porque elas são capazes de compreender tudo, mesmo os livros para gente grande. Pois temos a certeza de que se trata de um livro - e urgentíssimo! para adultos. "O Pequeno Príncipe" é uma fábula. Ou, se preferirmos, uma parábola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas de qualquer região habitada, - e na qual conhecerás (ó prodígio!) os teus olhos, o teu riso, a tua alma de há vinte ou trinta anos. A menos que não queiras ver, na face do Pequeno Príncipe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa... Este livro também é um teste. É o verdadeiro desenho número 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessares pelo seu drama, aqui fica a sentença do Príncipe: -"Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo!"

Só mesmo lendo e relendo muitas vezes é que podemos, não só entender, mas descobrir um pouco de nós mesmos. Vale ler e refletir sobre o lindo texto.

13 comentários:

Nina disse...

Olha que fofinho! acho que todo mundo já leu esse livro nao é Marisa?? é lindinho demais!! e que dedicatória linda hein??

ele tbm estava na lista dos meus preferidos na adolescência, junto com o meu pé de laranja lima e o menino do dedo verde, que acho que mts já leram né?? fazia parte das leituras obrigatórias...mas que obrigacao mais gostosa essa :)

Beijinhos

Adriana Ximenes disse...

Este livro é lindo...
Beijos

Dulce Miller disse...

Oi Marisa!
Eu li e esse livro nos transmite mensagens muito belas.

Beijão, querida!

Vanessa Anacleto disse...

Marisa, este livro é lindo, lindo, lindo!
MUito obrigada pela participação na coletiva e parabéns pelo belo post.

abraço

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Marisa, esse livro é sensacional.

Olha, vou aproveitar e te convidar a fazer uma resenha num outro blog que tenho sobre livros:

http://www.elasestaolendo.blogspot.com/

Passe por lá para me confirmar.

beijao

Valéria Martins disse...

Já li e reli. É um ícone para mim. tenho grande simpatia e carinho pelo Exupery, que acabou mergulhando no mar por não aguentar as pressões do mundo. E ele passou pelo Brasil, Santa Catarina, para ser precisa, onde fez amizade com um pescador, sabia? A história vem aí em um livro do jornalista Claudio Fragata, em breve. Bjs

Valéria Martins disse...

Já li e reli. É um ícone para mim. tenho grande simpatia e carinho pelo Exupery, que acabou mergulhando no mar por não aguentar as pressões do mundo. E ele passou pelo Brasil, Santa Catarina, para ser precisa, onde fez amizade com um pescador, sabia? A história vem aí em um livro do jornalista Claudio Fragata, em breve. Bjs

Anônimo disse...

Que feliz coincidência! Encontrei alguém com o mesmo livro que escolhi!! kkk

Por isso, concordo com tudo o que disse, sem cerimônias!

Parabéns.
Marcelo.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marisa,
Eu também li, nos tempos passados, e achei as mensagens muito lindas. E são mensagens marcantes, das quais recordamos em várias situações.
Beijos

Helen Marie disse...

Olá, Marisa,
Cheguei aqui através da lista da Blogagem Coletiva.
Excelente escolha, tb amo esse livro. Não sei se vc sabe que recentemente saiu até uma versão em quadrinhos dele.
Abraços,
Helen

Cristiane Marino disse...

Olá Marisa,

Conheci seu blog através da blogagem coletiva e adorei seu espaço.
Excelente escolha este livro também fez parte da minha vida e faz ainda hoje!
Grande beijo
Cris

Sabrina Mix disse...

Ai, Marisa!

Quase que eu posto O Pequeno Príncipe também, mas escolhi um outro. Depois dá uma passadinha no meu blog para ver qual foi o livro da minha vida.

Beijos e sucesso!!!

Ester disse...

Olá!!

€stou passando nos blogues amigos para convidá-los a participar da Blogagem Coletiva sobre “INCLUSÃO SOCIAL” que acontecerá no próximo dia 09/03/2009.

Ficarei muito feliz de poder contar com sua participação!
Se for participar, por gentileza, deixe um recado no blog Esterança.

Desde já, muito grata!

€ster

Dê uma comidinha ao panda